quinta-feira, julho 13, 2006

QUEM NOS MONITORA ?


A hegemonia dos Estados Unidos é indispensável à segurança coletiva e à prosperidade Mundial ?

Os Estados Unidos podem impor sua hegemonia porque dispõem de recursos econômicos, tecnológicos e estratégicos superiores aos demais paises do mundo. Enquanto não tiverem à sua frente um conjunto de nações decididas a quebrar esse monopólio , Washington tentará dar a orientação que lhe convém á soluções dos problemas internacionais.
Por que? Não se trata das alternativas clássicas de ordem financeira ou militar.
Graças a um sistema ultra-sofisticado de espionagem por satélites, eles têm hoje a capacidade de captar dois milhões de conversações por minuto no mundo, ou seja, três bilhões por dia aproximadamente, registrando tudo o que se diz nos celulares , fax e e-mails.
Em outras palavras, os Estados Unidos estão aptos a controlar qualquer negociação entre dois Estados soberanos ou várias multinacionais, foi assim por exemplo, que a empresa norte-americana AT&T, em concorrência com uma empresa japonesa, obteve na Malásia o contrato para uma nova rede de comunicação. Tudo graças às informações colhidas por sua rede de satélites.
Quais são os métodos utilizados pelos norte-americanos? Além da CIA, eles possuem outro serviço de inteligência, a National Security Agency (NSA), menos conhecido, mas com um orçamento quatro vezes maior. Esta dispõe de todos os recursos informáticos e eletrônicos necessários à realização de suas tarefas.
No livro Secret power (força secreta), publicado há poucos anos na Nova Zelândia, Nick Hager o pesquisador e autor do livro, revelou que em 1948, portanto no início da guerra fria, os Estados Unidos assinaram com quatro paises – Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e Nova Zelândia- um acordo secreto chamado Pacto de Ukusa, para a colheita de informações eletrônicas sobre a União Soviética e os seus aliados. Nenhum desses paises jamais revelou o teor do documento nem fez referências à sua existência.
A partir desse momento os Estados Unidos começaram a elaboraram sistema de espionagem chamado Echelon (palavra de origem francesa utilizada na terminologia militar dos paises Anglo-saxônicos) que foi colocado sob a responsabilidade direta da National Security Agency (NSA).
Proximamente falaremos da parte que afeta ao Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Xico, Tú não estás viajando pela maionese, de onde tú tirou estas idéias?
Maury

Anônimo disse...

Xico, é do saber de todos, que a CIA e outros orgãos do Estado americano, sempre se utilizaram da tecnológia para obter informações sobre o que é de seu interesse.

Felipe

Anônimo disse...

é companheiros temos que saber falar. é o Big Brogther com seus olhos de aguia sobre o mundo