quarta-feira, julho 12, 2006

2ª conferência de intelectuais da África e da Diáspora

Stevie Wonder pede paz em conferência sobre a África em Salvador.
A conferência tem como objetivo estimular a cooperação entre os países do continente africano e os da diáspora, ou seja, aqueles para os quais os povos da África migraram e nos quais hoje vivem. O Brasil foi escolhido para sediar o encontro justamente por ter uma grande população de origem africana. A primeira conferência sobre o tema ocorreu há dois anos no Senegal, país que fica na África. Neste ano, porém, a organização quis que ela fosse feita em um país da diáspora.
O encontro também tem como objetivo estimular a contribuição dos intelectuais africanos, do continente e diáspora, no lançamento de novas idéias e iniciativas mundiais. Durante os três dias ocorrerá uma série de painéis e grupos de discussão sobre temas como o desenvolvimento da África, a posição das mulheres no continente, as línguas africanas, as perspectivas da juventude e a religião local. O encontro é promovido pela União Africana e será aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Como parte da programação do encontro vai ocorrer a Mostra de Cinema da África e da Diáspora, entre 13 e 16 de julho na Sala Walter da Silveira, também na capital baiana. Dois filmes de países africanos árabes serão exibidos. Um deles é o marroquino "As Ruas de Casablanca" e o outro é o mauritano "À espera da Felicidade". O filme "As Ruas de Casablanca" conta a história de dois meninos de rua que tentam conseguir dinheiro para fazer um funeral digno para o seu amigo adolescente, assassinado por um traficante. O diretor é o marroquino Nabil Ayouch Ali Zaoua.
O filme "À espera da Felicidade" relata as dificuldades de um adolescente mauritano de viver em uma pequena aldeia no país depois que sua mãe foi morar na Europa. Atraído pela cultura ocidental, ele tem vergonha dos costumes locais, mas muda sua visão depois de conhecer a jovem Nana, o velho Maata e o órfão Katra. O filme é do diretor Abderrahmane Sissako, nascido na Mauritânia. "As Ruas de Casablanca" será exibido na quinta-feira (13), às 18h, e no domingo (16), às 16h, e "À espera da Felicidade" na sexta-feira (14), às 14h, e no sábado (15), às 20h.


Nenhum comentário: