sexta-feira, julho 14, 2006

JUDEUS X NAZISTAS, QUAL A DIFERENÇA ?



O Oriente Médio, é uma ferida aberta que não quer sarar.
Para o espectador que está a quilômetros de distancia dos conflitos, fica a impressão que a questão é puramente de cunho religioso e político, mas, nos bastidores deste conflito se esconde uma problemática que deve começar a preocupar o mundo.
Antes de entrarmos no problema, perguntamos : É justo que por causa de três soldados israelenses, Israel cometa este grande número de mortes na região? E aqui busco a diferença entre nazistas e judeus.
Israel tem um problema gravíssimo que é a superexploração de recursos hídricos, aliado à má gestão, provocada pela falta de coordenação entre instituições. Grande parte das provisões de água doce desse país tem origem em mananciais subterrâneos, como o da Montanha Yarkon/Tanimim, no oeste da Cisjordânia e o costeiro em Gaza.
Com a ameaça do esgotamento de recursos hídricos, o país teve de desenvolver um amplo sistema de reutilização de águas residuais, que de fato é o maior do mundo. Israel dedica uma alta porcentagem da água que consome as atividades de irrigação, técnica que desenvolveu e aperfeiçoou para aplicar à sua agricultura.
Na Cisjordânia, a situação e diferente.A população árabe é totalmente dependente da água subterrânea e a distribuição do recurso entre palestinos e israelenses não é em absoluto eqüitativa. Israel impôs um sistema de controle quanto à exploração de poços: deu a suas autoridades todo o poder sobre a água, estipulou proibições, estabeleceu autorizações e expropriações. Essa situação fez com que muitos palestinos da Cisjordânia, se vissem obrigados a abandonar a agricultura e instalar-se nas cidades.
Em 1990, segundo cifras das próprias autoridades israelenses, os palestinos da Cisjordânia consumiam 119 metros cúbicos por pessoa, enquanto que o consumo dos israelenses chegava a 354 metros cúbicos.
O sistema de tarifas de consumo de água em Israel e territórios ocupados, também afeta de maneira distinta, palestinos e israelenses. A gestão e manutenção dos recursos hídricos estão a cargo da companhia israelense Mekorot desde 1982.
Segundo Fontes israelenses, um palestino paga a essa companhia pela água que consome duas vezes mais caro que um israelense. Segundo fontes palestinas, esta relação aumenta para cinco vezes.
Na Faixa de Gaza, a situação é crítica. As cotas de exploração de poços por parte dos palestinos, permanece congeladas nos níveis de 1967, à raiz da ocupação israelense.
Além disso, a desigualdade de pagamento das tarifas e alarmante: os palestinos pagam 20 vezes mais pela água que os colonos israelenses, que recebem altos subsídios do governo de Israel.
A maior parte da água potável de Gaza provém de lençol freático, que foi explorado por mais de 20 anos, gerando altos níveis de salinização por infiltração da água do mar.
A baixa qualidade da água, tornou-se um problema de saúde pública.
Como podemos ver, nem só a religião e a política afeta a região, sabe-se que os recursos hídricos que hoje é fonte de conflito na área, será o grande tema a gerar conflito mundo a fora.

4 comentários:

Anônimo disse...

Xico, a intransigência israelense agride a qualquer bom senso, as vezes também me questiono se Hitler não tinha lá um pouco de razão.

Neto

Anônimo disse...

Como vemos, temos que colocar nossas barbas de molho. Somos detentores das maiores reservas de água do planeta.
Breno

Anônimo disse...

Novamente besteiras...
Aqui tô vendo o maniqueísmo, os árabes são bons e os israelenses são maus.É isso que fica subentendido, cara-pálida!
Pera lá, chega de culto ao radicalismo tanto de direita quanto de esquerda...
É claro que Israel está errado, mas daí achar que o hezbollah ou Hamas são os mocinhos que irão nos salvar da perdição em nome de Allá...
Te prepara seu Xico, o Senhor vai ser o primeiro a ser empalado, é isso mesmo, esses loucos fundamentalistas depois de derrotarem os israelenses, vão buscar os socialistas, comunistas, anarquistas, homossexuais e por aí vai... Vão meter a buka em todo mundo... Um retorno ao medievo.
Por favor pare de dar corda nos malucos.
Sabe como se empala?! Não? Vá ao dicionário, com certeza vai dar um friozinho na baixa-cintura, mais especificamente no final do espinhaço, entendeu?!
João Davino

Anônimo disse...

Quanto mais eu leio mais vejo que não há diferenças entre os judeus e os nazistas. São preconceituosos e ávidos pelo poder igualmente. São bairristas ao extremo. São farinha do mesmo saco.