quinta-feira, agosto 10, 2006

MUITO PAI D'ÉGUA, E EU MEREÇO


O procurador legislativo da Câmara dos Deputados, deputado Ney Lopes, ameaçou processar a organização não-governamental (ONG) Transparência Brasil por causa da campanha "Não vote em mensaleiro (e sanguessuga, gafanho, etc.)".
intuito da campanha é exortar o eleitor para que não vote em candidatos que figuram em listas de indiciados na Justiça por diversos crimes. Segundo o ofício dirigido à Transparência Brasil por Lopes, a iniciativa atentaria contra o Parlamento Nacional.
Claudio Weber Abramo, diretor executivo da entidade acusada, respondeu à acusação do procurador legislativo. “Não há razão jurídica que impeça qualquer cidadão ou organização de pregar ao eleitor que evite votar neste ou naquele indivíduo por qualquer razão que seja, desde que verídica", diz ele, em nota.
“É verídico que parlamentares foram indiciados na Justiça como réus em inquéritos relativos a escândalos como os do Mensalão, dos Sanguessugas, dos Gafanhotos e tantos outros", acrescenta. "Sendo verídico, nada há que nos impeça de instar o eleitor a evitar votar no gênero de indivíduo que se comporta de modo a dar motivos para sofrer indiciamento criminal".
Abramo defende ainda que "o uso da Procuradoria Parlamentar da Casa para pressionar uma entidade no sentido de esta deixar de exercer o que é um direito constitucionalmente assegurado nada tem a ver com a preservação de direitos da Câmara dos Deputados, mas representa meramente a defesa de interesses individuais de parlamentares acusados de crimes.”

Nenhum comentário: