sábado, agosto 19, 2006

GRATUIDADE DAS COISAS

Como todos nós sabemos ou devemos saber, nada que acontece neste mundo capitalista, é de graça, há bem pouco tempo, tive um problema com uma atendente de um 0800, que é de uma empresa pública. A solícita atendente queria enfiar goela abaixo que era de graça o serviço. Com certeza ela não tem consciência do que seja uma “linha dedicada” para encurtar a história eu perguntei-lhe se ela tinha na casa dela um 0800, é evidente que ela me respondeu não, um serviço desta natureza tem custo, mesmo que seja em uma empresa privada, o cliente paga a conta.
Bem o que me leva a postar algo sobre o assunto, tem que ver com nossa propaganda eleitoral, supostamente “gratuita”.
Meus amigos o espaço televisivo, não só no Brasil, mas como em qualquer lugar do mundo, é caro, chego a afirmar que é muito caro.
E como nós pagamos a conta?
As emissoras gozam de um beneficio chamado “ISENÇÃO FISCAL,” o que significa dizer que compensam os supostos prejuízos, no Imposto de Renda.
Para que tenhamos uma idéia real da coisa, a Receita Federal, estima como custo para a viúva, neste ano, algo em torno de R$192 milhões, o equivalente a mais ou menos 15% do imposto devido, ou que deveria ser pago pelas empresas de comunicação. É quanto às emissoras que funcionam em regime de concessão do Estado, deixarão de recolher em impostos. Há que se considerar alguns detalhes que passam despercebidos aos olhos dos contribuintes, este ano, a operação eleitoral pode resultar em lucros para as empresas de Rádio e Televisão.
Existem pessoas como o pesquisador Samuel Possebon da Universidade de Brasília, que estudam a questão com mais cuidados.
O que nos cabe avaliar é a seguinte questão:
Não será um custo muito alto, o que temos que pagar por informações a cerca de nossos candidatos e partidos?
Pensar professor... pensar.

2 comentários:

Clarice Baricco disse...

Tendré que aprender tu idioma.

Gracias por tu visita.

y lindo lo de la Lispector.

Saludo mexicano

Xico Rocha disse...

Gracias Clarice, espero tu regreso.
Estoy muy contento con tu visita.
Rocha