domingo, outubro 15, 2006

MATA HARI


Com um pouco de atraso, mas certo de que foi uma figura que marcou, que entrou na história, faço esta homenagem nos 89 anos de sua morte.
Mata-Hari (Bailarina e espiã holandesa) 7-8-1876, Leeuwarden 15-10-1917, Vincennes, França
Seu verdadeiro nome era Margaretha Geertruida Zelle. Com o nome artístico de Mata-Hari (Olho da Manhã), iniciou uma carreira de bailarina em Paris e ficou conhecida como intérprete virtuosa de danças orientais. Suas atuações em clubes noturnos atraíram numerosos admiradores à capital francesa. Nos anos seguintes, fez várias excursões pela Europa e, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, passando por sérias dificuldades financeiras, tornou-se espiã sob as ordens do cônsul alemão na França, travando conhecimento com numerosas personalidades influentes. Após uma visita ao adido militar alemão em Madri, foi presa quando voltava a Paris, condenada à morte e executada, acusada de espionagem para o governo alemão.
Existem numerosos rumores em torno de sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outra história cita que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.

Nenhum comentário: