sexta-feira, novembro 17, 2006

COMO RECONHECER UM DERRAME!

Amigos, recebi um e-mail do companheiro Nilton Atayde, e considero muito importante a socialização desta informação pelo caráter informativo da mesma, até porque trata-se de um caso de saúde:
Reconhecer um derrame...
Durante um churrasco uma amiga tropeçou e caiu. Ela assegurou a todos que estava muito bem (ofereceram-lhe para chamar um médico) e que somente havia tropeçado num tijolo por causa de seus sapatos novos. Os amigos limparam-na e deram-lhe um novo prato de comida. Embora parecendo um pouco agitada, Ingrid aproveitou o resto da noite. O marido de Ingrid mais tarde ligou para dizer a todos que sua esposa tinha sido levada ao hospital - (às 18h00, Ingrid faleceu); sofrera um derrame durante o churrasco. -Se os amigos tivessem sabido identificar os sinais do derrame talvez Ingrid estivesse conosco hoje.
Leve somente um minuto para ler isto!
Como reconhecer um derrame...
Um neurologista diz que se, se puder chegar a uma vítima de derrame dentro de 3 horas podem totalmente ser anulados os efeitos desse derrame... totalmente! Disse que o truque é reconhecer e diagnosticar o derrame e chegar ao paciente nas primeiras 3 horas.
As "3" etapas: leia e aprenda!
Às vezes os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, a falta de consciência leva ao desastre. A vítima do derrame pode sofrer danos no cérebro quando as pessoas próximas falham no reconhecimento dos sintomas do derrame.
Os médicos dizem que um bom observador pode reconhecer um derrame fazendo três simples ações:
1. * Peça ao indivíduo para SORRIR.
2. * Peça que LEVANTE AMBOS OS BRAÇOS.
3.* Peça que FALE uma FRASE SIMPLES (coerentemente) (ex: "o dia está bonito")
Se a pessoa tiver problemas em qualquer uma dessas tarefas, chame um médico imediatamente
e descreva os sintomas que constatou.
Após terem descoberto que um grupo de voluntários não médicos poderia identificar a fraqueza facial, a fraqueza do braço e os problemas do discurso, investigadores incitaram o público em geral a aprender as três ações.
Apresentaram suas conclusões na reunião anual da associação americana de derrame, em Fevereiro passado.
Difundido o uso deste teste você poderá ajudar no diagnóstico e no tratamento do derrame e impedir os danos cerebrais.
SEJA UM BOM AMIGO E COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM TODOS QUE VOCÊ CONHEÇA. É GRATIFICANTE AJUDARMOS A SALVAR VIDAS!"

Um comentário:

Bia disse...

obrigada pela tua visita no meu cantinho.
Por acaso, eu já tinha tido conhecimento deste artigo, mas é deveras importante que ele seja transmitido. parabéns pela escolha, nunca é demais repassar.