sexta-feira, julho 06, 2007

BOM SABER 2

VIOLINO.

O violino é um instrumento de quatro cordas,mi, lá, ré, sol - do naipe das Cordas Friccionadas, que seria corresponde ao Soprano da voz humana. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordoamento utilizado, pode-se produzir timbres mais aveludados e mornos. Na orquestra, o líder do naipe de primeiros-violinos é chamado de spalla. Depois do maestro, ele é o comandante da orquestra. O spalla fica à esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe dos primeiros-violinos. O som geralmente é produzido pela ação de friccionar a crina de um arco de madeira sobre as cordas.

Os primeiros violinos foram feitos na Itália entre os meados do fim do século XIV e o início do século XV, evoluindo de antecessores como a rebec, a vielle e a lyra da braccio. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três familias de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivari (com a latinização deu-se Stradivarius, Guarnerius).

O violino propriamente dito manteve-se inalterado por quatrocentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso de um cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se aproximadamente nessa época. Originalmente com um formato côncavo, o arco agora tem uma curvatura convexa, o que lhe permite suportar uma maior tensão das crinas, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte, a pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti, em 1782.

O violino tem longa história na execução de músicas de raiz popular, que vem desde os seus antecessores (como a vielle). A sua utilização tornou-se mais expressiva a partir da segunda metade do século XV.

No meu entendimento é o mais romântico de todos os instrumentos.

4 comentários:

Mari disse...

Olá Xico Rocha,

Gostei do teu blog com esta nova roupagem e muito bom o seu retorno.

Abraços

Mari

a d´almeida nunes disse...

Temos o Xico de volta.
Há que tempos que ando para arranjar tempo para aprender a tocar uma simples viola.
Vamos lá a ver se não morro sem o conseguir!
Um abração, Xico.
António

Xico Rocha disse...

Amigo António, um enorme prazer te-lo aqui.
Eu também tenho esta dívida comigo, precisso aprender a tocar um instrumento.
Um abraço
Xico Rocha

Xico Rocha disse...

Mari querida, é sempre bom saber de você, estou feliz, obrigado.
Bjs
Xico Rocha