domingo, setembro 03, 2006

GALILEU GALILEI, PIRATA?

E este seria um caso de pirataria?
Galileu Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, Itália. Estudou medicina na Universidade de Pisa, mas se interessava mais pela matemática, física e astronomia. Em 1592, tornou-se professor de matemática na Universidade de Pádua.
Esta famosa figura, falastrão e polemista, teve coragem suficiente para desafiar a igreja com sua teoria de que a terra girava em torno do sol, e não ao contrário. Mas não conseguiu resistir à tentação de se apoderar das idéias dos outros para alcançar prestigio e conseguir recursos para manter a vida boêmia.

Freguês de carteirinha dos puteiros de Pádua, cidade do interior da Itália onde lecionava filosofia, Galileu se apaixonou por muitas prostitutas e acabou por se casar com uma delas, Marina de Gamba. Ambos tinham 35 anos.
Com muitas contas para pagar, não viu outra saída senão usar a sua inteligência como inventor. Numa viagem a Veneza, o astrônomo ouviu rumores a respeito de um fabricante de óculos que acabara de inventar um instrumento que permitia observar objetos distantes como se estivessem perto. Voltou para casa e correndo só descansou depois que o telescópio, o invento que iria abalar a cosmogonia da época, estava pronto e patenteado com o seu nome.
Galileu tropeçou também pelo menos uma vez na seriedade e na precisão que se espera de um dos maiores homens de ciência da história. Empolgado com cálculos e sempre pronto a detonar uma polêmica, o cientista italiano -que apesar de sua herética teoria heliocêntrica, era católico, anunciou em praça pública que revelaria as dimensões e a localização matemáticas do inferno. Calculou então que os domínios do Diabo tinham a forma de um cone invertido, ocupava um doze avos do volume da terra e ficavam exatamente abaixo da cidade de Jerusalém. Como se não bastasse se arvorou a esboçar a altura de Lúcifer que, pelas suas contas, mediria 1935 braças (mais de 4 quilômetros).

Um comentário:

zdenka pregelj disse...

I do not understand your language, but it seems you have very nice blog. And, viva Tito!