domingo, novembro 25, 2007

O POETA E A DEMÊNCIA!

Tenho na minha conta como uma das mais perversas doenças, aquelas que atingem o cérebro humano, a ciência ainda não consegue regenerar as células cerebrais, o que impede a cura das enfermidades que envolvem este órgão.

O rompimento do ser humano com os laços sociais causa nas pessoas, mais nas que observam, vários sentimentos, pena, ridículo, lástima, indiferença, e um dos piores que é o abandono, não raramente vemos pessoas pelas ruas, distantes de suas faculdades mentais sanas.

Achei muito pai d'egua o que captou o fotógrafo que fez a foto, uma síntese perfeita do que seja o entendimento da loucura, ninguém melhor que um poeta para aliviar através da oitiva vazia o desabafo, ainda que o poeta seja apenas enfim...


7 comentários:

Citadino Kane disse...

Para não esquecer, Machado de assis em "O Alienista":
" - Simão! Simão! meu amor! dizia-lhe a esposa com o rosto lavado em lágrimas.
Mas o ilustre médico, com os olhos acesos da convicção científica, trancou os ouvidos à saudade da mulher, e brandamente a repeliu. Fechada a porta da Casa Verde, entregou-se ao estudo e à cura de si mesmo. Dizem os cronistas que ele morreu dali a dezessete meses no mesmo estado em que entrou, sem ter podido alcançar nada. Alguns chegam ao ponto de conjeturar que nunca houve outro louco além dele em Itaguaí mas esta opinião fundada em um boato que correu desde que o alienista expirou, não tem outra prova senão o boato; e boato duvidoso, pois é atribuído ao Padre Lopes. que com tanto fogo realçara as qualidades do grande homem. Seja como for, efetuou-se o enterro com muita pompa e rara solenidade.
FIM"

Xico Rocha disse...

Meu caro Pedro, veja quão difícil é o estado da loucura. Como fala um cunhado meu "doido é que nem carro velho, melhora mas não fica bom".
Amplexos
Xico Rocha

Citadino Kane disse...

Abraços

Kiara Guedes disse...

Amigo, como estou viva, e este blog é para os vivos e eu vivo aqui... ufa! rs
Tem presentinho pra vc lá no blog! Bjs

Xico Rocha disse...

Valeu Kiara, estamos outra vez abastecendo o blog. é que as atividades acadêmicas me tiraram o tempo, mas agora já recobramos o tempo para o blog.
Besototes
Xico Rocha

Citadino Kane disse...

Esse é o velho e bom acadêmico Xico.
Um forte abraço companheiro,
Pedro

Mari disse...

Xico,

Acho interessante essa imagem e a mesmo tempo engraçada.

Abraços