domingo, dezembro 09, 2007

CHICO O POETA DA FRESTA

Este é o titulo da festa de encerramento do ano letivo da escola da minha filha, o tema central foi: "Mendara canta Chico". Eu explico, minha filha estuda na Escolinha Mendara cujo coordenador, professor Osmar é ardoroso fã do nosso poeta cantor, inclusive tem um livro editado com a obra do Chico.

A escola tem por princípio promover e estimular o senso crítico em seus alunos, a maioria dos trabalhos extra classe se valem de figuras ilustres e suas obras para que não só os alunos, mais também seus pais observem o mundo com olhos mais apurados e sensíveis.

Seguindo esta linha, a escola promove, por exemplo, em junho, suas atividades pautadas em figuras e cultura paraenses, os trabalhos são desenvolvidos se valendo de Waldemar Henrique, Nilson Chaves, e outros tantos que contribuem para a cultura paroara.

Já no encerramento do ano letivo, a escola se vale da obra de figuras importantes no contexto nacional, para refletir a história do Brasil, não raramente me emociono, os temas são apresentados de maneiras a se fazer uma reflexão do nosso passado, mas, olhando para o nosso futuro, os temas são divididos por séries, então algumas trabalham Carlos Drummond de Andrade, outras Tarsila do Amaral e etc...

As turmas da 1º a 4ª trabalharam Chico Buarque, e foi emocionante a forma como á cada apresentação o tema musical que era encenado pelos alunos, era prefaciado por um comentário, e em cada um deles minha memória me conduzia para a imagem e lembrança de um amigo, e foi assim que quando rolou, por exemplo, funeral do lavrador e lá estava o companheiro Nilton na lembrança, da mesma forma que quando ecoou tatuagem lá estava o dileto amigo Bassalo em pensamento, e lá vinha o querido Bueres na carona de noite dos mascarados, e para aumentar a emoção me encontro com velhos e novos amigos, como é o caso do meu amigo Marcílio Guerreiro, velho contemporâneo de Faculdade, e também meu dileto e novo, mas já terno amigo Eduardo Feio também amigo de academia, só que agora no curso de Direito, e cuja filha Bruna, também se apropria do saber que lhe oferece a Escolinha Mendara. Mas o grande e emocionante desfecho ocorreu quando todos os alunos, puxados por “Vai Passar” adentraram o recinto promovendo um grande carnaval e convocando a todos, e aí entraram os professores e pais de alunos numa grande confraternização, à parte disso uma cena me comoveu muito, foi o abraço saudoso do professor Osmar com a tia Nádja, que com certeza ainda não se refez da dor da perda de seu filho Dudu e foi um pranto só, ele que partiu prematuramente aos 23 anos, sempre se fazia presente nestas ocasiões, e sempre com muita alegria.

Em resumo um início de domingo maravilhoso e digno de ser partilhado.

Parabéns para Escolinha Mendara.

4 comentários:

Citadino Kane disse...

Meu amigo Xico,
Uma ótima semana para ti e teus entes queridos.
Resolvi embarcar na campanha abaixo, e estou te enviando uma estrela símbolo da "CAMPANHA, SOU TEU FÃ!!!"

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

Já tens a tua estrela! Agora podes distribuir para os teus amigos da blogosfera, ok?! E quem sabe ganhar mais estrelinhas, né?
Abraços mermão,
Pedro

Xico Rocha disse...

Valeu companheiro Nelito, obrigado.
Abraços
Xico Rocha

Anônimo disse...

Xico Rocha ,
Vou mandar o meu Xico Rocha estudar na escola da tua filha.O diabo vai ser pagar a passagem de avião.
Parabéns pra escola.
Abs
Tadeu

Xico Rocha disse...

Meu caro Tadeu, dependendo do local posso mandar busca-lo. É só dizer onde é.
Abraços
Xico Rocha