Amigos, que a governadora Ana Julia é despreparada eu já sabia, assisti á vários equivocos dela na tribuna do Senado Federal sobre questões amazônidas.
Quanto seu veto as cotas do negros na Universidade, além de um tremendo desrespeito com a comunidade negra do Brasil e do mundo, é mais um de seus equivocos desastrados. Para que se entenda a necessidade e a defesa da manutenção das cotas para os estudantes negros no Brasil, temos que nos debruçar na história e entender várias nuances que a questão mostra.
Primeiro, estamos beneficiando apenas partes dos negros, e uma parte já privilegiada, digo isso porque ser estudante no Brasil e chegar as beiras de uma Universidade é privilégio, muito mais ainda se voce é negro.
Mas o que temos que avaliar, é que a história sempre foi muito cruel com os negros, sobre tudo com os negros brasileiros, e quando defendo as cotas para os decendentes Afro não estou buscando fundamentos na Justiça distributiva, mas na Justiça comutativa, isso porque existem jurístas que por desconhecerem a história cometem o equivoco de avaliar a questão com base na Justiça distributiva, temos que entender que quando se defende as cotas estamos buscando rever um erro histórico, e não tentando distribuir justiça.
Defendo esta base de sustentação por saber que o negro no Brasil só teve acesso á escola há 50 anos, isto porque o mesmo era proibido de frenquetar as escolas por força de Lei. Então se existia uma Lei que os proibia de frequentar as escola, nada mais justo que se faça a correção deste erro.
Que a ilustre governadora se intere da história antes de sair impondo vetos a questões de grande relevância para o Brasil.