sexta-feira, outubro 26, 2007

MEME

O Xtrong me mandou o seguinte meme:

“As regras do meme são:

1ª) Pegar um livro próximo (PRÓXIMO, não procure)
2ª) Abra-o na página 161;
3ª) Procurar a 5ª frase completa;
4ª) Postar essa frase em seu blog;
5ª) Não escolher a melhor frase nem o melhor livro;
6ª) Repassar para outros 5 blogs.”

No momento em que li o recado, consigo alcançar o Livro "Os Pensadores" Pavlov/Skinner, em cuja página 161 só tem uma foto do Skinner e o ano de seu nascimento, logo me adianto e na página 162 capto a seguinte frase:
"Desde os antigos filósofos gregos, a psicologia era uma disciplina de caráter metafisico, ocupando-se com uma suposta essência do homem, sua natureza mais profunda, sua destinação última; em outras palavras, a psicologia tinha como objeto a alma e não fatos objetivos, passíveis de observação de estudo e estudo sistemático.

Remeto o meme para os seguintes blogs;
1 - DISPERSAMENTE;
2 - Histórias e Sabores;
3 - Pedra de Alquimia(Mari);
4 - blogdopedronelito;
5 - neste instante.

quinta-feira, outubro 25, 2007

AVISO AOS ELEITORES

Amigos eleitores, a corrida eleitoral já começou, partidos e pré-candidatos já se movimentam neste sentido. É bom ficarmos atentos.

CARINHO AMIGO E GOSTOSO


O espaço blogueiro, nos permite coisas singelas, mas carregadas de carinho.
Recebi este selinho do blog NESTE INSTANTE da querida amiga Kiara Guedes.
Saiba amiga, que o recebo com muito carinho, e aproveito para apontar blogs
que valem a pena conferir.

DISPERSAMENTE
BLOG DO PEDRO NELITO
NESTE INSTANTE
EX-DIREITO ESQUERDO.
PEDRA DE ALQUIMIA

terça-feira, outubro 16, 2007

O QUE É MELHOR? CHOCOLATE OU SEXO?


Recebo um e-mail da minha amiga Mírlei, e achei por bem socializá-lo.

QUEM É MELHOR? CHOCOLATE OU SEXO?

Para o espanto dos entrevistadores a resposta foi : CHOCOLATE.

Então foi realizada outra entrevista, pedindo para que fossem enumerados os principais motivos. Eis alguns declinados:

1..O chocolate satisfaz mesmo quando amolece.

2..Você pode comer chocolate no carro sem ser interrompido pela polícia.

3..Você pode comer chocolate na frente da sua mãe. (HAHAHAHA !

4..Se você morder com força, o chocolate não grita e não reclama.

5..Duas pessoas do mesmo sexo podem comer chocolate juntas sem serem chamadas por nomes feios.

6..Chocolate não reclama se você comeu muito rápido.

7..Você pode pedir chocolate a alguém sem levar um tapa na cara.

8..Chocolate não deixa pêlos na sua boca.

9..Você não precisa mentir para o chocolate.

10.O chocolate não liga se você é virgem ou não.

11.Você pode comer chocolate quando está menstruada ou menstruado... sei lá...

12.Você pode comer chocolate em qualquer dia da semana.

13.Um bom chocolate é fácil de se encontrar.

14.Você nunca é muito jovem ou muito velha para comer chocolate.

15.Quando você come chocolate os vizinhos não ouvem.

16.O tamanho do chocolate não importa, apenas importa o prazer que ele proporciona.

17.O chocolate sempre cheira bem.

18.Não dói comer chocolate pela primeira vez.

19.Você pode levar chocolate na bolsa.

20.Você pode comer chocolate a vontade, que nunca vai engravidar.

21.Chocolate nunca transmite AIDS nem hepatites muito menos HPV.

22.Você não precisa usar camisinha para comer chocolate.

23.Se seu filho vir você comendo chocolate, não ficará fazendo perguntas constrangedoras.

24.Ninguém termina um casamento por falta de chocolate.

25.Você não precisa esperar quase uma hora para comer outro chocolate.

26.Depois de comer, não precisa ficar abraçada com a embalagem.

domingo, outubro 14, 2007

CÍRIO

Belém vive hoje sua maior festa, realizamos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a familia paraense se congraça, e reavivamos nossa fé. Conseguimos reunir dois milhões de pessoas, em torno de uma mesma fé, a mesma que faz desta cidade o maior exemplo da fé cristã no mundo.
Rogamos que nossa Virgem possa nos abençoar e a todos os nossos amigos e familiares.
Bom Círio para todos

VIOLETA PARRA

Minha homenagem a esta grande figura da música latina, que estaria completando 90 anos hoje.
Por ti Violeta doy gracias a la vida.

segunda-feira, outubro 08, 2007

CHE VIVE

Che continua vivo na mente e nos corações de boa fé. Mais que isso, ele vive por suas idéias e atitudes. A homenagem é pelo transcurso dos 40 anos de seu assassinato.
VIVA LA REVOLUCION - PÁTRIA O MUERTE.

domingo, outubro 07, 2007

AMIGOS, AH OS AMIGOS.

Ah os amigos, que seria eu sem estas figuras.
Hoje por exemplo, estava eu recolhido a minha insignificânte condição de ressaquiado, quando meu intrépido amigo Bueres, se me apresenta devidamente paramentado de etílico sorvedor, ávido do néctar dos deuses, provido de contundentes argumentos captador de séquitos adeptos do nobre manjar. Empobrecido de argumentos lógicos e movido pelo impeto etílico, logo sou cooptado. Evidentemente Bueres usa recursos próprio dos convencedores. Ainda em casa ele faz uso de recursos parafernálicos hodiernos (celular), e conclâma o nosso companheiro Nilton Atayde, ocorre que o nobre Bueres faz a injunção de que Nilton esteja no canoodrómo, ledo engano, Nilton se faz presente lá pelas bandas da New City em majestosa reunião baconiana devidamente assentado em basilares familiarescos... Feliz.
Bueres não se rende, recorre a nossa agenda de companheiros solidários as questões do radical monovalente C²H5, e encontra dentro dos padrões da disponibilidade domingueira , nosso amigo Pedro Nelito, que após relutante batalha se rende aos apelos chorosos de Loco Bueres.
Acertado os nortes debandamos de casa em busca do oásis perfeito, Bueres é exigente, ainda assim consigo satisfazer seus delirantes e romanescos desejos sitiescos e o levo até a choperia Barley(point novo e prazeroso na Marambaia).
O calor vespertino é decisivo na ingestão do chopp, baixamos dois, e mais dois e.... Até a chegado do Pedro.
O restante será comentado no próximo capitulo. é que no tete-a- tete, são suscitados assuntos que adentram a alma dos pobres mortais, evocando prantos e suscitando sentimentos que transcendem a razão humana, e que não cabem numa discussão domingueira.
Hasta la vista

sexta-feira, outubro 05, 2007

DIREITO VIVO.

A vida de estudante tem me levado a uma rotina nova. A semana que passou foi de avaliação que me valeram horas de estudos e meditações, até porque a maioria das matérias são de caráter filosófico, é a porção introdutória dos ensinamentos jurídicos.
Na última avaliação, me vali do companheiro Nílton para alguns esclarecimentos, e basicamente passava pelo "direito vivo", logo em seguida sou invocado a escrever um texto sobre o tema com base num material produzido pelo austríaco Eugen Ehrlich, considerado para muitos, como o pai da sociologia jurídica.
Às duras penas, já que tenho extremada dificuldade para produzir escritos, construí o texto que agora vou postar.
Ocorre que a postagem tem um objetivo, que é o pedido de socorro para os meus amigos juristas e professores, para que avaliem o mesmo e emitam suas considerações críticas, para que eu possa seguir escrevendo, mas minimizando erros, até porque eu me afino mais com as críticas construtivas que com qualquer outro tipo de comentário . Conto com vocês, Nelito, Nilton, Bruno Soeiro e outros mais que possam me ajudar, inclusive os professores de português, onde reside minha maior dificuldade, desnudem-se de suas vestes de amigo, invistam-se da capa de críticos, e pau na máquina.
Lai se vai o escrito:

O ESTUDO DO DIREITO VIVO.

Fundamentado no texto de Eugen Ehrlich.

Nem sempre no transcurso da história, o homem se valeu da razão, da inteligência para dirimir conflitos. Houve épocas em que ele se valia do instinto para tal.
O direito nasce a partir do instante em que o homem começa a estudar formas de regrar o comportamento social.
A natureza quis que o homem produzisse, a partir de si mesmo, tudo aquilo que vai além do ordenamento mecânico de sua existência animal, e que ele não partilhasse de nenhuma outra felicidade ou perfeição a não ser aquela que ele mesmo, independentemente do instinto, criasse por sua própria razão.
Para compreendermos o fenômeno jurídico, se faz necessário uma viagem no tempo, e carecemos trilhar a trajetória evolutiva da ciência do direito.
O direito vivo representa fontes de saber importantes na construção da ciência e no estudo do direito, não por acaso, sociedades ditas mais evoluídas se valem de instrumentos geradores de direito vivo, podemos citar a Alemanha, que se vale dos ensinamentos doutrinários, já a França se utiliza da Jurisprudência, no sentido de formarem proposições jurídicas.

Esta premissa não despreza nem tampouco descarta as fontes ortodoxas do direito, elas tem importância vital no norteamento dos caminhos que as ciências forenses devem trilhar.
A forma dinâmica como evolui a sociedade humana, não pode se prender a velhos conceitos, nem a ultrapassados códigos, que já não mais refletem os anseios desta sociedade, mas que servem como acervos comparativos na feitura do direito.
As particularidades sociais têm e devem ser levadas em conta, mesmo que se faça valer uma Lei maior positiva, há que prevalecer as nuances que permeiem o fato social. É com princípios fundamentados no bom senso que os agentes de direito devem produzir o direito.
A inesgotabilidade dos métodos sociológicos do Direito é fato, e novos métodos se fazem necessários na produção do conhecer científico.
O "direito vivo" se alicerça no novo paradigma da ciência contemporânea, que é o da visão sistêmica, em que a compreensão do processo do conhecimento deve ser dinâmico, sistêmico, em que tudo se interliga, ou seja, as partes só podem ser entendidas a partir da dinâmica do todo.
Estabelecer dialética entre todas as formas de produzir direito, não é tarefa muito fácil e exige aprendizagem e têmpera.


terça-feira, outubro 02, 2007

MAMA ÁFRICA.

Desde que cheguei da África tenho tido o desejo de escrever algo sobre aquele Continente, com certeza por conta da minha ignorância em relação aquelas terras.
Hoje resolvi escrever e dar meu testemunho sobre o que vi do outro lado do Mar.
Eu como bom ocidental que sou, adquiri por força da cruz e da espada do meu conquistador, o vício do europocentrismo, nossa ciência, nossa técnica e fundamentalmente nossos valores, hoje tido como vitoriosos, tem me servido de paradigmas para avaliar as “outras” culturas.
Por isso mesmo o meu imaginário de África, o tornava um Continente negro, sempre que alguém se referia sobre aquele Continente, eu o idealizava negro.
No inicio deste ano tive a oportunidade de viajar a Angola, e para minha surpresa me deparo com uma terra multicolorida, onde o verde da vegetação é tão, ou mais verde que o meu verde amazônico, o azul do céu tem o mesmo matiz do meu céu americano, o colorido africano é a expressão cabal da esperança da fé e da alegria daquela gente, cujo detalhe da pigmentação de sua pele, transpôs oceanos e mares gerando paradigmas, impondo crenças. Sem contar que a África sobre Saariana é branca, ou menos negra.
Ao longo do século XIX e na primeira metade do século XX, nossa presunção e soberba do "fardo do homem branco", a visão messiânica da "missão civilizadora", legitimadora do imperialismo ocidental, foi responsável por inúmeros danos e malefícios causados ao Continente Negro que vai muito além do preconceito.
Falo assim porque vejo nos déspotas africanos dos anos recentes uns "travestis" culturais: uma aterrorizante simbiose entre costumes tribais e "poses" ocidentais. Recordando o clássico Machado de Assis "índio vestido de Senador do Império". Temos uma "culpa em cartório" originária: interferimos e violamos os costumes e a história africanos. Em 1885, na conferência de Berlim, quando as nações ocidentais partilharam os territórios do Negro Continente, a divisão foi feita segundo os interesses dos europeus, ignorando e violentando as realidades tribais. Criando países artificiais, que agrupavam em seu interior tribos culturalmente diferenciadas e, quase sempre, antagônicas, os europeus gestaram os conflitos que até hoje assolam a África Negra. O Ocidente abortou a linearidade do processo histórico africano, dando à luz um pavoroso feto eivado de ódio, ressentimento e, paradoxalmente, admirador do que existe de pior entre nós, um malfadado "clone" do Ocidente.
Mas minha esperança foi renovada, porque vi no rosto sofrido daqueles nossos irmãos, o desejo de construir uma nova realidade, a nova consciência que se constrói as duras penas por lá reflete este anseio do povo africano.
Eu por aqui estou torcendo, não só por conta da culpa que temos com a história da África, mas pelo meu anseio de justiça.

segunda-feira, outubro 01, 2007

CAETÉ.


Olha só que prazer poder postar esta foto.
Numas merecidas férias na pérola do Caeté, vemos o amigo Duda Bueres, circunvizinhado pelos companheiros Zé Mauro e sua gestante companheira, Wilson e sua filha, desfrutando o sol e o sal de Ajuruteua.


SODOMIA.

E não me venha com o papo que é fim dos tempos que não é.