segunda-feira, outubro 30, 2006

REI MORTO, REI POSTO

Frase do candidato derrotado:
“ADEAMUS AD MONTEM FODERE PUTAS CUM PORRIBUS NOSTRUS”.

BRASIL.

Parabéns ao povo brasileiro, o Brasil mais uma vez dá um exemplo ao mundo de democracia, de amadurecimento. E o povo brasileiro dá provas de que a "intelectualidade" brasileira que vê no governo do Presidente Lula uma inversão de valores sempre esteve equivocada ou é burra mesmo. Concluo com uma frase muito apropriada do Sub-comandante Marcos.
"O grande poder mundial ainda não encontrou a arma capaz de destruir sonhos, enquanto não a encontre vamos seguir sonhando, isto nos mantém triunfando."

RIFA-SE UM CORAÇÃO.

(Autor "desconhecido")


" Rifa-se um coração quase novo...
Um coração idealista...
Um coração como poucos...
Um coração à moda antiga...
Um coração malandro que insiste
em pregar peças em seu dono...
Rifa-se um coração que, na realidade
está um pouco usado, meio calejado,
muito machucado e que teima em
alimentar sonhos e cultivar ilusões...
Rifa-se um coração que nunca aprende
que não amadurece...
E que mantém sempre viva
a esperança de ser feliz,
sendo simples e natural...
Rifa-se um coração que insiste em cometer
sempre os mesmos erros...
Esse coração que erra, briga e se expõe...
Perde o juízo por completo
em nome de causas e paixões...
Sai do sério e, às vezes revê as posições
arrependido de palavras e gestos...
Oferece-se um coração vadio, sem raça
sem pedigree...
Um simples coração humano...
Um velho coração que convence o seu usuário
a publicar seus segredos.
.."


domingo, outubro 29, 2006

MARDITA I

Seguindo meu circuito de lazer, me embrenhei pelo barreiro e sacramenta. Degustando umas doses da mardita captei mais uns ditos filosofias de boteco.

Eu BeboEu bebo porque sou egoísta.
Gosto que o mundo gire em torno de mim!
Eu bebo porque sou exigente.
E, quando estou bêbado, só vejo mulheres maravilhosas!
Eu bebo porque sou solidário.
Me preocupo muito com o sustento dos milhares de funcionários das empresas de bebidas alcoólicas e de suas pobres famílias, em vez de ser egoísta e me preocupar só com a minha saúde.
Eu bebo pra esquecer. Só não me pergunte o quê, porque eu já esqueci! Viu como funciona?
Eu bebo pra me distrair. Minha mulher me traiu e eu bebo pra me "des-trair"! Sai, chifre!
Eu bebo porque sou higiênico! Ouvi falar que a nossa água está cada vez mais infectada com coliformes fetais...poliformes fatais...uniformes de carnavais...ah, sei lá! Seja o que for, eu prefiro o álcool!
Eu bebo porque adoro futebol! E pra agüentar o meu time, só bebendo mesmo! (Santista não tem dessas treta!)
Eu bebo porque sou casado. Precisa explicar?
Eu bebo por recomendação médica. Ele disse pra eu não judiar do meu estômago. E o coitadinho fica tão triste quando eu não bebo...só vendo...
Enfim, "Eu bebo porque é liquido, se fosse sólido, comê-lo-ia."

sábado, outubro 28, 2006

COMPREENSÃO.

" Ama-me quando eu menos merecer,
pois será nessa altura que eu mais necessitarei."

sexta-feira, outubro 27, 2006

ELEIÇÕES 2006.

Entre uma e outra notícia da compra de votos por parte de alguns candidatos, me lembrei de uma das sábias frases de uma figura que reputo como uma das maiores do século, quer seja no aspecto humano como no ético, o imortal Ernesto Guevara de la Serna.

"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."
PENSE NISSO NA HORA DE VOTAR.

quinta-feira, outubro 26, 2006

ORFANDADE

O Brasil perde um grande maestro, a arte perde um grande músico, faleceu hoje, aos 74 anos de idade o maestro Rogério Duprat, cuja importância se assenta no fato de ele, ao lado de Torquato Neto (meu conterrâneo), Gil, Caetano, Paulinho Boca de Cantor, os Mutantes e tantos outros, ter fundado o Tropicalismo, movimento musical brasileiro da década de 60 que propunha uma nova forma de música, de arte. Nossa reverencia ao Maestro.

segunda-feira, outubro 23, 2006

FUTUROLOGIA POLÍTICA

Atenção... uma recente reunião de matemáticos futurólogos, videntes e pessoas com o dom da premonição, foram elaborados cálculos que indicassem uma visão futura para o BRASIL a partir da politica. Após vários dias de estudos e cálculos, chegou-se a uma formula matemática cujo resultado representa dois momentos para o BRASIL.
Os cálculos partiram da data das eleições, e é este o resultado:
29+10+6=45 - partindo-se da prova dos nove, o resultado é ZERO, o que representa retrocesso para o país.
29+10-6= 13 - usando-se o mesmo raciocínio, o resultado é QUATRO, o que representa crescimento para o país.
A DECISÃO É SUA, O QUE VOCÊ QUER PARA O BRASIL?

MARDITA

Neste final de semana resolvi cair no mato, me embrenhei pelos botecos do Guamá, Terra-Firme e adjascência. Pude então junto do meu povo saborear, ou melhor souver uns bons tragos da melhor cachaça do mundo, a brasileira (nenhum outro país produz cachaça e mulher como o Brasil).
Ao som de muito Valdick Soriano, Claudia Barroso, Edna Fagundes, José Ribeiro, etc... e muita, muita jovem guarda, enxi a lata, das mais variadas formas, com limão (tradicional) com caju(variando), pura (uma delicia).
Entre papudinhos e tragos, aparecem os filósofos de boteco (tudo gente boa) embora anônimos, e logo começa a sair as obras primas, as quais passo a dividir com os amigos:
Os Dez Mandamentos do Papudinho.
Primeiro: BEBÊ

Segundo: PAGÁ
Terceiro: CUSPÍ
Quarto: SAÍ
Quinto: VOLTÁ
Sexto: RIPITÍ
Sétimo: CAÍ
Oitavo:DRUMÍ
Nono: LEVANTÁ
Décimo: CURÁ RESSACA .
Na próxima semana estarei fazendo novas incursões e trazendo novas "filosofias" botecanianas.

quinta-feira, outubro 19, 2006

SACANAGEM OU MALDADE?

ILUSÃO DE ÓTICA

PROFISSÕES SEGUNDO O JAPONÊS


Takamassa Nomuro PEDREIRO
Kotuka Oku Dokara PROCTOLOGISTA
Katano Okako GARI
Kawara Norio PESCADOR
Tanaka Traka COBRADOR DE ÔNIBUS
Fujiko Oro TROMBADINHA
Kurano Okoko PSIQUIATRA
Kijuro Burabo BANQUEIRO
Arumo Oboro CONFEITEIRO
Takafuro Nokoko NEUROCIRURGIÃO
Kutuka Aguya ACUPUNTURISTA
Dibuya Omiyo ROCEIRO
Hideo Orrabo MICHÊ
Kaguya Nopano COSTUREIRO
Kanota Nakama PROSTITUTA
Fumiko Karo TRAFICANTE

domingo, outubro 15, 2006

QUAL O SEU TIPO?

CARECE ESCLARECIMENTO

QUESTÃO DE PONTO DE VISTA

É DO PARÁ

Em decurso dos 119 anos da morte desta tão desconhecida figura, presto minha homenagem a este ilustre paraense, boicotado pelos franceses em seu maior invento
Júlio César Ribeiro de Sousa (Acará, 13 de junho de 1843 — Belém, 14 de outubro de 1887)

Júlio Cesar Ribeiro de Souza é o autor da primeira tentativa de desenvolver um projeto de um dirigível no Brasil.
Nascido em 1843, na Vila São José do Aracá, província do Pará, Júlio Cesar matriculou-se aos 19 anos de idade, em 1862, na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro.
Em 1875, iniciou seus estudos aeronáuticos, impressionado com o vôo planado das grandes aves aquáticas da Amazônia. Interessado por dirigíveis, mas sem recursos, o inventor tomou certo dia o vapor costeiro, “silenciando o seu destino, e duas semanas mais tarde desembarcava no Cais Pharoux, sem rufor de tambor e sem conhecer pessoa alguma na populosa capital do Império, trazendo apenas no bolso uma carta de recomendação para o senador Candido Mendes".
Numa manhã de fevereiro de 1.881, o Barão de Tefé, diretor geral da Repartição de Hidrografia, oficial da Marinha e homem de grande reputação cientifica na Corte, recebeu uma inesperada visita do senador Candido Mendes, acompanhado "por um cavalheiro de mediana estatura, barbicha preta bigode caído, rosto encovado, tez macilenta, cabelos lisos em certa desordem, enfim, um tipo provinciano".
Candido Mendes pede que Teffé patrocine Júlio Cesar no círculo de do Instituto Politécnico.Teffé deteve-se então na leitura das 86 páginas manuscritas da memória sobre navegação aérea redigida pelo inventor e, bem impressionado com os argumentos alinhavados por este, resolveu mergulhar na bibliografia aeronáutica publicada na Europa. Depois de cerca de um mês de leituras, Teffé estava convencido de que estava diante de um trabalho significativo e dessa forma, conseguiu que o Instituto Politécnico se reunisse para apreciar uma exposição de Júlio Cesar sobre seu sistema de navegação aérea.

MATA HARI


Com um pouco de atraso, mas certo de que foi uma figura que marcou, que entrou na história, faço esta homenagem nos 89 anos de sua morte.
Mata-Hari (Bailarina e espiã holandesa) 7-8-1876, Leeuwarden 15-10-1917, Vincennes, França
Seu verdadeiro nome era Margaretha Geertruida Zelle. Com o nome artístico de Mata-Hari (Olho da Manhã), iniciou uma carreira de bailarina em Paris e ficou conhecida como intérprete virtuosa de danças orientais. Suas atuações em clubes noturnos atraíram numerosos admiradores à capital francesa. Nos anos seguintes, fez várias excursões pela Europa e, quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, passando por sérias dificuldades financeiras, tornou-se espiã sob as ordens do cônsul alemão na França, travando conhecimento com numerosas personalidades influentes. Após uma visita ao adido militar alemão em Madri, foi presa quando voltava a Paris, condenada à morte e executada, acusada de espionagem para o governo alemão.
Existem numerosos rumores em torno de sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir a seu charme. Outra história cita que Mata Hari jogou um beijo aos seus executores antes que começassem a disparar. Uma terceira versão diz que ela não só jogou um beijo, mas também abriu a túnica que vestia e morreu expondo o corpo completamente nu.

sexta-feira, outubro 13, 2006

INOCÊNCIA PROPOSITAL

Este post está dedicado ao amigo de classe, Carlos, pela sua forma "LIBERAL" de ver o mundo. Com certeza ele iria assim, para um festa de troca de casais

QUESTÃO DE CABEÇA

Tradução: Não te fiz tão inteligente quanto a mulher, mas aqui tens uma coizinha para pensar por ti.

LULA OUTRA VEZ E PRONTO


Adoro ter operário de esquerda no poder
Adoro pelo simbólico que é, pela afronta que representou e representa, pelo que esfrega na cara da classe dominante, pelo desespero em que ela tem entrado diante da possibilidade de que o operário seja reeleito – desespero expresso de maneira reiterada, em letras de manchete, pela imprensa irresponsável, covarde e, ela sim, corrupta, mentirosa. Adoro! Pelo simples fato de que a presença de um operário de esquerda no poder humilha as oligarquias e os oligopólios. Pela primeira vez, tudo o que é poder e prestígio – a presidência da República – escapou das mãos dos ricos da classe política dominante: a direita neoliberal e seu séqüito. Está nas mãos de um operário nascido nas brenhas de Caetés, distrito de Garanhuns, Pernambuco, que se bateu para os confins da metrópole de São Paulo ainda menino, na carroceria de um “pau-de-arara”. Está nas mãos de um trabalhador de nível médio, sem diploma universitário, e que teve seu primeiro registro assinalado na carteira de trabalho aos 14 anos de idade. E daí? E então? Isso não é importantíssimo?
A-do-ro. Porque não tem CPI, não tem manipulação de imprensa marrom nem tem ardil de bandoleiros da chamada “oposição” que consigam alterar esta realidade: um operário de esquerda no poder já é uma tremenda duma revolução num dos países de maior desigualdade social do mundo. Isso está acima de partidos, de personalidades políticas, de ideologias econômicas e políticas. Ainda que o operário não fosse reeleito, este momento de agora já seria de comemoração.
As CPIs são novelas de quinta categoria (que a maioria da população, felizmente, não acompanha), inverossímeis, cheias de personagens rasos e contraditórios, bandoleiros (os “oposicionistas”) travestidos de retidão ética e moral – quando todo mundo está cansado de saber que são eles os piores, os mais corruptos, os mais sacanas.
A maioria da população, felizmente, não acompanha as CPIs nem acredita na imprensa. O próprio Ibope, braço armado da Rede Globo para a pesquisa, divulgou recentemente pesquisa em que 58% dos brasileiros dizem não acreditar ou desconfiar da televisão e 56% dizem não acreditar ou desconfiar dos jornais impressos. Isso é uma maravilha! Só isso já é motivo de comemoração. Mas é evidente que a novela de quinta categoria continuará no ar por muito tempo ainda, tentando derrubar o presidente operário, exibida em horário nobre pelas redes de TV imorais e regurgitada no dia seguinte pelos jornalões reacionários e pelo lixo das revistonas semanais. A mídia, como diz um manifesto da Universidade Nômade, sabendo que seu candidato (leia-se, homem do PSDB) deve perder nas urnas (ao menos até hoje) a eleição para a presidência da República, quer voltar a ganhar do jeito de sempre: no conchavo das oligarquias.
“A mídia”, diz o manifesto, “pretendendo representar e sobretudo ser a ‘opinião’ pública, apenas defende seus próprios interesses, ou seja, os interesses do monopólio privado que ela representa. A mídia não é a opinião pública, mas o resultado das concessões da ditadura! Trata-se de uma operação reacionária e totalitária, que usa uma falsa identidade entre opinião pública e mídia. A mídia não foi eleita por ninguém, a não ser pelo dinheiro da publicidade que recebe por um discurso que agrada ao poder econômico. Ela já deixou, há muito tempo, de expressar a opinião pública, desde que as concessões públicas lhes foram entregues pelo Estado, em períodos históricos que estão longe de ser éticos e democráticos: a ditadura! A efetividade do poder da mídia (sua ‘audiência’ e suas tiragens) tem apenas bases totalitárias!”
Ademais, as CPIs não provaram nada de fato. Uma comentarista da Rádio Nederland, em texto divulgado pela Argenpress, agência de notícia da Argentina, no início de abril, explicava:
“Não existe nenhuma prova de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja envolvido no esquema de supostos subornos. A esta contundente conclusão chegou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso brasileiro depois de mais de dez meses de investigação.” O que há, continua a comentarista Nora Di Pacce, é perseguição da imprensa brasileira contra o atual governo, imprensa que, juntamente com a oposição, tenta impedir a reeleição de Lula. Di Pacce cita um dos jornalões diários de São Paulo como o carro-chefe da perseguição. Segundo ela, este jornal “começou a utilizar um título particularmente chamativo para as notícias obre o tema: ‘Cerco’. Nas notas, divulga-se todo tipo de denúncias contra o governo, sem importar se se referem a Lula ou a um empregado que trabalhe na casa de algum funcionário do governo. A idéia de um Lula ‘cercado’, ‘encurralado’, é a que mais se tenta destacar nos grandes meios de comunicação, em particular na imprensa escrita. Não é novidade a posição da imprensa com relação ao governo, nem sua clara preferência pelos candidatos e governos da direita neoliberal, representada pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), que governou o Brasil durante os períodos anteriores à chegada de Lula ao poder.”
Adoro operário de esquerda no poder porque é um raro momento para experimentar um alívio na opressão social antes exercida aqui pelo grupo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso (o mesmo que quer voltar ao poder a qualquer custo), uma momentânea interrupção no abuso, na exploração e na injustiça sistemáticas que esse grupo político pratica contra as camadas pobres da população.
Adoro! Só para observar que quem acompanha CPI são exatamente os órfãos do PT, mergulhados num egocentrismo patético ou num ressentimento constrangedor. Tudo gente diplomada em universidade, tudo gente pretensiosa, que se acha o supra-sumo do saber – e que precisava passar um mês que fosse (muitos deles) nos bastidores de uma redação de jornal para descobrir com quantas linhas de mentira e manipulação se tenta construir um candidato favorável ao poder econômico e se quer destruir um presidente operário. Só para adquirir (muitos deles) um pouco da aprendizagem técnica para a decodificação de mensagens. Só para descobrir (muitos deles) a que grau a imprensa consegue manipulá-los e deformá-los, especialmente a eles, os diplomados.
Marilene Felinto é escritora e jornalista.

terça-feira, outubro 10, 2006

POR QUEM MERECE AMOR

Há exatos 39 anos, o mundo assistia ao mais bárbaros de todos os assassinatos que o todo poderoso Império do Norte perpetrava contra a justiça. Calava a mais nobre das vozes que se levantou defendendo a justiça. Presto aqui minha homenagem ao mais importante homem que o mundo conteporâneo conheceu, postando além de sua imagem, uma de suas sábias frases:
"O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega historicamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa sitação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito pelos capitalistas individualmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção."

segunda-feira, outubro 09, 2006

OS 10 MANDAMENTOS DOS JOVENS


1 - Jovem não ama, CURTE.
2- Jovem não namora, FICA.
3- Jovem não estuda, COLA.
4- Jovem não chora, BERRA.
5- Jovem não come, DEVORA.
6- Jovem não pede, EXIGE.
7- Jovem não casa, AJUNTA.
8- Jovem não dorme, APAGA.
9- Jovem não obedece, MANDA.
10- Jovem não corre, DÁ UNS ROLÉ

TRANSGÊNIA NATURAL

Vai sair CÃONEIRO.

DIA DAS CRIANÇAS

Amigos o DIA DAS CRIANÇAS está na porta, pense nisso.

CUPIDO.

Gente, estamos precisando de um instrutor de arco e flexa, para ajudar o cupido de uma amiga, ela me pede este socorro em caráter de urgência urgentíssima.

sábado, outubro 07, 2006

CÍRIO

No momento da festa maior do povo paraense, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior romaria de que se tem conhecimento no mundo, que chega a reunir dois milhões de pessoas, venho rogar por todos nós, assim como pedir PAZ para o mundo.
Que a nação paraense tenha um FELIZ CÍRIO

PERDÃO AMIGO.